Conceição Silva, investigadora e docente da Católica Porto Business School, participou em estudo sobre bem-estar de alunos e professores nas escolas portuguesas

Terça-feira, Novembro 28, 2023 - 14:01

Conceição Silva, docente e investigadora do CEGE - Centro de Estudos em Gestão e Economia da Católica Porto Business School, fez parte de uma equipa de investigadores que desenvolveu um estudo nacional em meio escolar. Do lado da Universidade Católica Portuguesa, este projeto contou ainda com Luísa Mota Ribeiro e Rosário Serrão, da Faculdade de Educação e Psicologia, e com Margarida Gaspar de Matos, da Faculdade de Ciências Humanas.

O trabalho “O bem-estar nas escolas portuguesas” centrou-se na forma como os alunos e os professores portugueses se autoavaliam em relação à sua felicidade e a apresentação dos resultados decorreu no passado dia 21 de novembro, no Oceanário de Lisboa. A sessão, conduzida pelo psicólogo Eduardo Sá, contou com a presença de Conceição Silva e Margarida Gaspar de Matos e ainda de Helena Águeda Marujo, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Na opinião de Conceição Silva, “um dos resultados mais importantes do estudo é a preponderância da aceitação e interesse dos professores no bem-estar dos alunos e o facto desta relação ser nos dois sentidos”. Ou seja, explica a docente “a aceitação e o interesse dos próprios alunos em relação ao que lhes é ensinado acaba por ser determinante no bem-estar dos professores”.

O estudo, que contou com a participação de mais de cinco mil professores e três mil estudantes, demonstrou ainda que a felicidade dos alunos se relaciona com três fatores: família, colegas e docentes. “Isto leva-nos para uma dimensão muito humana do ato de ensinar, onde o papel do professor e a sua relação com cada aluno são, de facto, o principal”, sustenta Conceição Silva. Para a docente da Católica Porto Business School, as conclusões mostraram o lado humano dos professores, “que atribuem aos seus alunos e ao seu interesse por eles um sentido para a sua própria existência”.

O estudo “O bem-estar nas escolas portuguesas” foi desenvolvido por docentes e investigadores da Católica Porto Business School, da Faculdade de Educação e Psicologia e da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina, da Universidade de Lisboa, e ainda por colaboradores da equipa Aventura Social, em parceria com o projeto Escola Amiga da Criança e com o apoio da Environment Global Faciliteis (EGF).