Católica Porto Business School marca presença no Innovation Forum da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã

Segunda-feira, Outubro 14, 2024 - 10:39

A Católica Porto Business School esteve presente, na semana passada, no Innovation Forum, um fórum económico dedicado às novas tendências e inovações organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, em parceria com a ANI (Agência Nacional de Inovação) e a COTEC Portugal. O encontro, que teve lugar no auditório da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), reuniu líderes e especialistas de diversas áreas, incluindo o diretor da Católica Porto Business School, João Pinto, para discutir o futuro da inovação em Portugal. 

João Pinto participou na mesa redonda sobre "Inovação Disruptiva: Como Romper com o Status Quo", juntamente com António Braz Costa, Diretor Geral do CITEVE, Ana Margarida Faria, responsável por Analytics & Business Intelligence for B2B da NOS, e com a moderação de Pedro Nunes Oliveira Machado, Country Senior Director Data Protection Officer no Grupo Ageas Portugal. 

Durante a sua intervenção, o diretor da Católica Porto Business School sublinhou que “no contexto empresarial português, a inovação desempenha um importante papel na promoção do crescimento sustentável e na consolidação da competitividade global. Mas para que a inovação de processos e produtos tenha impacto e crie valor efetivo, três ingredientes devem estar presentes: a liderança, a estratégia e a sustentabilidade”. 

Acrescenta ainda que "algumas tecnologias são hoje apontadas como fundamentais no processo de mudança para uma sociedade e uma economia mais sustentável e regenerativa, tais como as energias renováveis, a mobilidade elétrica e a inteligência artificial. Neste último caso, a aplicação de modelos de IA a setores específicos pode ter um papel verdadeiramente transformacional. Por exemplo, no processo de produção para que cheguem a zonas mais desfavorecidas do planeta. E nós na Universidade Católica Portuguesa no Porto, via INSURE.Hub, estamos a promover parcerias com universidades e empresas americanas que estão neste setor.” 

O Innovation Forum foi um espaço de debate e reflexão sobre a importância da inovação como uma vantagem competitiva e uma necessidade essencial para o crescimento das empresas. Durante o evento, foram ainda abordados temas como as tendências tecnológicas emergentes e transformação digital, a I&D (investigação e desenvolvimento) como estratégia competitiva, e a REDE EUREKA, a maior rede pública internacional de financiamento à I&D industrial. 

Joao Pinto no Innovation Forum do CCILA