A publicação “Motives to engage with sports brands on Facebook and Instagram – the case of a Portuguese football club” no International Journal of Sports Marketing and Sponsorship já não é recente, mas foi agora divulgado que se encontra entre os artigos mais citados da revista.
O trabalho, assinado por Carla Martins, Joana César Machado e Susana Costa e Silva, docentes da Católica Porto Business School e investigadoras do CEGE – Centro de Estudos em Economia e Gestão da Escola, conta ainda com a participação de Frederico Correia Ferreira, alumnus da Escola, e de Paulo Alexandre Duarte, da Universidade da Beira Interior.
Na altura em que foi publicado, havia ainda pouca investigação que comprovasse o real valor da ligação e do engagement nas redes sociais para as marcas de futebol. Este estudo veio preencher essa lacuna, oferecendo evidências sólidas que têm servido de referência tanto para académicos como para profissionais do setor.
A análise das motivações que levam os adeptos a interagir com as suas marcas de futebol preferidas no Facebook e no Instagram revelou-se útil para investigadores e profissionais da área. Por isso, tornou-se uma das fontes mais citadas da área, ajudando gestores e especialistas a desenhar ações de marketing desportivo mais eficazes.
Fundado em 2003, o CEGE – Centro de Estudos em Economia e Gestão da Escola é um dos pilares da investigação académica da Católica Porto Business School. Em duas décadas, consolidou-se como centro de excelência, combinando rigor científico com impacto prático nas áreas da gestão e da economia, com especial enfoque nos domínios de Mercados e Políticas, Gestão de Serviços e Performance, e Ética e Sustentabilidade.
Consulte o artigo completo aqui: Motives to engage with sports brands on Facebook and Instagram – the case of a Portuguese football club
