O artigo científico "Are perceived benefits of heated tobacco products consumption aiding smoking cessation?”, de Susana Costa e Silva, Paulo Duarte e Marisa Ferreira, em parceria com Mafalda Martinho, aluna do Mestrado em Marketing da CPBS, foi publicado no Social Marketing Quarterly.
Trata-se de uma revista académica, de circulação internacional, focada exclusivamente em questões teóricas e práticas de marketing social.
Este trabalho é o culminar de um processo iniciado há dois anos, com a tese da aluna defendida em 2021, cuja investigação deu origem a um trabalho aplicado sobre o consumo de tabaco aquecido.
Existe uma crença por parte de consumidores desta alternativa ao tabaco tradicional, que o tabaco aquecido é uma opção mais benéfica e menos prejudicial para a saúde. Todavia, esta percepção não corresponde à realidade.
O objetivo deste trabalho era compreender de que forma é que consumidores e ex-consumidores de tabaco confirmam esta percepção, e como é que percepcionam o consumo de tabaco aquecido como um meio caminho entre a dependência do tabaco na sua forma habitual, e o abandono deste hábito.
Numa amostra de 250 indivíduos, concluiu-se que, de facto, as pessoas consideram o tabaco aquecido uma opção mais saudável, e ainda que - ao contrário do que seria de esperar - o consumo deste não conduz à renúncia da dependência. Pelo contrário, mantém-se, e a tendência aponta para um aumento do consumo.
Pode ler o artigo na íntegra aqui.