Jorge Fonseca Gonçalo, alumno do Mestrado em Finanças da Católica Porto Business School (CPBS), foi um dos três vencedores do Prémio de Ética e Environmental, Social and Governance (ESG) em Finanças da CFA Society Portugal, destinado à melhor tese de mestrado nesta área em Portugal.
O trabalho, intitulado “The pricing of ESG Syndicated loans - an empirical analysis of spread determinants” e realizado sob orientação professor João Pinto, aborda o tema de financiamento sustentável, uma área recente na literatura financeira, comparando empréstimos sustentáveis com empréstimos convencionais.
Trata-se da segunda edição do Prémio de Ética e ESG em Finanças, promovido pela CFA Portugal, dedicado à importância da ética no setor financeiro e da confiança no comportamento dos intermediários financeiros em Portugal.
Este ano, o júri foi presidido por Rui Pinto, membro do Banco de Portugal, e integrou Adérito Oliveira, Director of Sustainability & Business Development no BPI, Ana Gomes, Senior Investment Consultant na Banco Best, Filipa Saldanha, Director of Sustainability no Crédito Agrícola e por Suvi Saari, Product Manager, ESG, Fundamental Equities, na CESGA.
O aluno, que conquistou o segundo lugar, vai receber o prémio, no valor de 1000 euros, durante o evento anual “Charter Award Dinner”, no próximo dia 31 de maio, em Lisboa.