Docente da Católica Porto Business School entre os autores mais lidos da Psychology & Marketing

Terça-feira, Setembro 9, 2025 - 11:33

A docente da Católica Porto Business School, Susana Costa e Silva, integra a lista dos autores mais lidos da revista científica internacional Psychology & Marketing, uma das publicações de referência na área de negócios e gestão. 

O artigo “How gamifying AI shapes customer motivation, engagement, and purchase behavior”, de que é coautora, foi distinguido como um dos 10% mais visualizados em 2023, sublinhando a relevância e impacto da investigação desenvolvida. 

A investigação analisa a forma como as empresas têm vindo a “gamificar” agentes de inteligência artificial conversacional, como chatbots, para melhorar os resultados de compra. Através de dois estudos experimentais, o artigo aprofunda o modo como os consumidores se envolvem com este tipo de tecnologia em diferentes dimensões – cognitivas, emocionais e comportamentais. 

O trabalho já deu origem a um Policy Brief do CEGE – Centro de Estudos em Gestão e Economia, intitulado “Revolutionizing Customer Engagement via Gamified Chatbots: A Paradigm Shift”. Este documento explora as motivações utilitárias e hedónicas no envolvimento com chatbots e apresenta implicações estratégicas para gestores, numa altura em que muitos consumidores ainda demonstram hesitação em utilizá-los para compras. 

Este reconhecimento evidencia a contribuição de Susana Costa e Silva para o avanço do conhecimento na interseção entre tecnologia, marketing e comportamento do consumidor, consolidando o impacto da Católica Porto Business School no panorama internacional da investigação em gestão.