Que informação financeira prospetiva precisa um banco de obter para me financiar em conta corrente? Que critérios de carácter climático usa o banco para definir o custo do meu financiamento? Quanto tempo preciso para normalizar no banco as relações com uma empresa que foi restruturada recentemente? Estou a pagar o preço correto e os custos fiscais adequados pelo financiamento que tenho ou devia mudar para um leasing?
Estes são exemplos de questões que os empresários portugueses colocam e às quais este curso pretende responder, juntando à literacia financeira a literacia regulatória que está a mudar o mercado e a relação da banca com as empresas. Compreender o ecossistema bancário, entrar nos requisitos do acesso a esse ecossistema, dominar o racional do acesso ao crédito, e entender o seu seguimento e as suas patologias vão permitir aos gestores financeiros das empresas um diálogo mais informado com os financiadores, profissionalizando essa relação na base do conhecimento mútuo.
Objetivos
- Fornecer um conhecimento geral dos principais princípios da gestão bancária e uma visão completa do panorama da banca nacional.
- Assegurar um conhecimento profundo dos efeitos regulatórios e consequências financeiras nos modelos de financiamento bancário.
- Conhecer com profundidade os critérios gerais da atribuição, seguimento e restruturação de crédito dos bancos na sua relação com as empresas.
- Analisar de forma genérica outras alternativas de financiamento.
- Perceber o funcionamento genérico da recuperação de crédito
Destinatários
Gestores de empresas, em especial gestores de mid caps. Diretores e técnicos superiores dos departamentos financeiros de empresas. Profissionais com interesses ligados ao crédito bancário. Técnicos de banca na área de empresas.
Iniciativas
>Short Talks:
24 de maio - Silicon Valley Bank, Lessons Learned (ver apresentações aqui)